Páginas

Quem tá sempre por aqui

Patchwork

Oi, gente! :-)
Como já disse antes, resolvi que vou aprender a fazer patchwork. Desde então, venho pesquisando obsessivamente sobre o assunto rsrs. É claro que pra chegar a fazer alguma coisa levemente parecida com o trabalho acima, vencedor do Festival de Gramado deste ano, tem uma estrada enorme ! Mas, enquanto isso, posso ir falando no assunto rsrs. Hoje encontrei este artigo sobre a história da técnica e quero dividir com vocês.
História do Quilt e Patchwork
"O patchwork e quilt é um trabalho manual muito antigo. Desde a época do Egípicios antigos já vemos faraós usando roupas de patchwork e quilt desenhados nas paredes da pirâmides.
Na Europa, durante a idade média, roupas de quilts eram feitas de sobras de tecidos para serem usadas como proteção embaixo das armaduras de ferro. Naquela época também eram feitas colchas para aquecimento. O patchwork e quilt na idade média era uma coisa mais utilitária. O patchwork e quilt se espalhou por diversos países da Europa como Inglaterra, Alemanha, França e Itália.
Os peregrinos, colonizadores dos Estados Unidos, que fugiam da Inglaterra devido a perseguição religiosa, levaram este artesanato para o Novo Mundo. Este colonizadores eram muito rígidos e as mulheres eram incentivadas a fazer trabalhos manuais para que o “demônio” não tivesse espaço em suas mentes. Estas mulheres só tinham permissão para sair de casa em duas ocasiões, para ir a igreja ou para ir às reuniões de quilteiras (quilting bees).
Nestas reuniões elas faziam colchas, roupas e cortinas de retalhos de sobras de roupas ou mesmo de roupas velhas, porque não tinham dinheiro nem onde comprar tecidos. Em vez de costurar os retalhos de qualquer jeito as quilteiras pioneiras planejavam e costuravam formando padrões muito artísticos dando vasão às suas ambições, desejos, sentimentos e até mesmo suas posições políticas já que não tinham direito a voto. Naquela época todas as mulheres deveriam fazer 12 quilts antes de se casar (um quilt para cada mês do ano) e só então estariam prontas para casar.
Com a invenção da máquina de costura caseira em 1846, o patchwork e quilt passou a ser feito tanto à máquina quanto à mão. Após a segunda guerra mundial quando diversas mulheres foram trabalhar em indústrias e no comércio, houve um esquecimento do patchwork e quilt.
Na década de 70 houve um ressurgimento do patchwork e quilt, quando foram desenvolvidos diversos acessórios e instrumentos, como réguas e cortadores especiais, que, aliados ao uso da máquina de costura deram mais velocidade ao patchwork e quilt permitindo adaptar este trabalho manual ao ritmo de vida corrido do século 20 e 21. A indústria têxtil também passou a desenvolver estampas e cores especiais para o patchwork e quilt o que tornou infinita a paleta de cores e estampas tornando tecidos em uma espécie de tintas e os quilts em verdadeiras obras de arte. Por isso hoje em dia o patchwork e quilt é considerado mais que um artesanato, é considerado também uma arte.
Existem hoje, nos Estados Unidos, museus e galerias de arte especializadas no Patchwork e Quilt. Durante o Brasil colonial e imperial o patchwork e quilt ficou limitado aos escravos que usavam os retalhos das sobras das roupas de seus senhores assim como roupas velhas para fazer cobertas e roupas. Somente durante a república e com a imigração européia de italianos, alemães e posteriormente ingleses e americanos, o patchwork e quilt passou a ser mais difundido aqui no Brasil." Fonte: Eva e Eva

6 comentários:

  1. Que trabalho maravilhoso... o artesanato em patchwork é muito lindo e feliz!! Eu adoroo!! E essas almofadas que vc postou Dri!! ai ai!! rs...
    Sobre as bananas... se eu morasse aí pertinho, eu juro que pulava no seu quintal kkkkkk...
    Bjokas muitas!!!

    ResponderExcluir
  2. Dri, adorei a história, realmente eu desconhecia, tenho muita vontade de aprender a costurar, me arrependo amargamente de não ter aprendido com minha mãe...
    Lindas as imagens das almofadas, adorei!!!
    Beijusssssss
    Si♥

    ResponderExcluir
  3. oi Dri

    Realmente os trabalhos mostrados são verdadeiras obras de arte!!! o que é aquele quadro???? maravilhoso!!!
    fazes muito bem em querer aprender!

    bjus ana maria

    ResponderExcluir
  4. Oi Dri!

    Eu amoooo patch! Mas já tentei fazer e quse morri....hahaha

    Mas isso faz muito tempo, pq hoje existem umas réguas especiais que vc com pra pra medir os retalhinhos....hehehe

    Ficou bem mais fácil. E eu nem sei se tinha antes, eu tentei fazer meio que sozinha e achei muito trabalhoso emendar e acertar os cantinhos.

    Eu ganhei uma tonelada de retalhos... vc iria adorar!!!

    Depois nos mostre suas artes tá???

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  5. Dri adoro comprar pronto kkkk eu no dia de fizer um trabalho em patchwork me interno kkkkk brincadeira, é que acabo de aprender a fazer um misero coraçãozinho de feltro... pra chegar no patchwork vai demorar!!!
    Bjokas!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá!Passei por aqui em busca de pacthwork,e parei encantada com sua almofada.estou tentando montar uma colcha.Outra hora passo por aqui com mais calma.Parabéns pelo seu trabalho amei espero ver outros,que com certeza devem ser o máximo.Meu nome é Celi

    ResponderExcluir

Que bom que você veio !
Seu comentário é muito importante !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...