Páginas

Quem tá sempre por aqui

Campanha de Natal - espalhe essa idéia

Oi, lindona! :-) Hoje, passeando por aí, dei de cara com esse post aqui, no blog "A poderosa ponto com", que achei muito interessante e importante. É sobre o furoshiki. Mas, afinal de contas o que é esse tal de furoshiki? Nada mais é do que um tecido que é útilizado para embrulhar objetos de vários formatos e tamanhos. Você pode embrulhar livros, garrafas,caixas etc... Você pode usar QUALQUER tecido. De preferência, um bem lindo rsrs
Talvez você não tenha se dado conta, mas natal é época de fazer muito lixo. Ontem mesmo eu tava dizendo que este ano não vou comprar papel de presente, porque ele vai imediatamente pro lixo. É um desperdício ! O furoshiki é uma ótima oportunidade de continuar presenteando sem POLUIR ou fazer mais LIXO. Se temos a oportunidade de contribuir para um natal onde a própria natureza, a nossa primeira casa, que é o planeta Terra, estejam incluídas no presente porque não aderir a idéia? Aquí tem um video pra você aprender a embrulhar uma caixa. No Youtube tem vários outros tipos de embrulho pra você aprender. A origem do furoshiki: Surgiu entre (1603-1868). Inicialmente servia para guardar as roupas em casas de banho frequentadas pelo povo. Passou a ser usado para transpostar objetos de higiene e algumas roupas. Com o tempo, a utilização foi se estendendo a outros tipos de objetos. Até documentos oficiais são embrulhados em furoshiki. Lí também que segundo a etiqueta japonesa, é considerado falta de educação entregar um objeto sem estar embrulhado. Inicialmente os padrões dos tecidos tinham toda uma simbologia . Dependendo da ocasião ou melhor, do que seria embrulhado nele. Era costume também devolver o furoshiki que era confeccionado em preciosos tecidos, mas segundo conseguí apurar, hoje a devolução pode ser feita retribuindo com outro presente. Na maneira ocidental de usá-lo ele faz parte do próprio presente. O costume de usar o furoshiki desapareceu em meados dos anos 70 sendo substituíío pelas sacolinhas de plástico. Ironicamente, o interesse em resgatar essa tradição surgiu da necessidade de diminuir o volume de lixo. Em 6 de março de 2006, o ministro japonês do Meio Ambiente, Yuriko Koike, criou um pano furoshiki para promover a sua campanha no mundo moderno numa versão confeccionada a partir de garrafas plásticas recicladas, conhecida como "mottainai furoshiki". Mottainai significa : "é uma vergonha alguma coisa ir para o lixo sem ter feito uso do seu potencial completo."
ATITUDES ECOLÓGICAS NÃO SÃO FEITAS DE DISCURSOS, MAS DAQUILO QUE É PRATICADO DIARIAMENTE
SEMPRE QUE SE TEM OPORTUNIDADE.
Se você gostou da idéia e quiser divulgar no seu blog, pode ficar à vontade para copiar e repassar !!! Tem dó e comennnnnnnnnnnnnta, vai ! Beijo pra quem é de beijo !

17 comentários:

  1. hahaha... seu post ficou melhor do que o meu!Vc juntou a explicação com a campanha...adorei.
    Tomara que pelo menos 1/3 da população venha a aderir a campanha.
    Tem tudo pra dar certo porque além de tudo a embalagem fica um charme.jo...

    ResponderExcluir
  2. Gostei,agora uma pergunta?
    È um tecido especial? ou um tipo taktel?furadinho???
    Achando, vou aderir..
    E Viva aos Recicladores !!!
    Bjus
    Su
    ó passa lá e comenta vai... tem dó rsrsrs (dou muita risada qdo vejo isso aki, aderindo tbém)

    ResponderExcluir
  3. Nosssa nossaaaa... q saudades de vir aqui!!!!!!!!! adoreiiiii hahahahaha... bjs

    ResponderExcluir
  4. Menina vc sempre vem com super idéias ein!!
    Parabéns!!!
    Bj
    Beta

    ResponderExcluir
  5. Tinha que ser vc com essa novidade, bonitona!!!

    E filosofou!!! rsrsrs...sério: excelente idéia!

    Muitos beijos!

    ResponderExcluir
  6. Adorei!! São de idéias assim que p´recisamos para ajudar o nosso planeta!! Parabéns pela iniciativa de divulgar esta campanha!!
    Dricca, minha amiguxa linda!!
    Eu penei naquele quilt porque ele é enorme!! Começe por peças pequenas!! Assim é mais fácil!! E que eu não havia me aventurado em peças tão grandes...ai me atrapalhei um pouco...hehhe
    Mas não desanime!! Quero ver o teu quilt lindo e pronto, heim??
    Beijocas
    Andreza

    ResponderExcluir
  7. Ai amiga vc é um luxo... adoro seus posts, sempre com novidades que refletem no nosso dia a dia.
    Tenho orgulho de estar por aqui... esse ano nada de papel de presente...
    Bitocas!!!

    ResponderExcluir
  8. oi Dricca

    que ideia linda!!!
    ninguém teria coragem de jogar um lindo tecido fora!!! ou segurada ou passa pra frente em outro presente!!!
    na minha proxima postagem vou comentar a ideia!!!não conhecia!!!

    bjus ana maria

    ResponderExcluir
  9. aIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII Óia eu aqui tbbbbbbb e faço a mesma pergunta ! Como ñ te achei antes hein??? Detalhe temos o mesmo nominho lindo e maravilhoso,charmosoooooooo kkkkkkkkkk
    Drika já to te seguindo e perseguindo viu quero aprender um montão de coisas com vc!Principalmente tudooooo que relaciona reciclar meu bem, pois é extremamentwe necessário hj em dia né?é um bem que fazemos a nós mesmos!Drikaaaaaaaaaaaa bjs estralados na sua bochecha e espero ter sempre sua vizita para alegrar meus dias viu! bjssssssssssssss

    ResponderExcluir
  10. Oi Dricca saudades de vc ...

    beijokas

    ResponderExcluir
  11. oi Dricca, adorei essa idéia, tá muito linda essa postagem. Minha irmã, uma vez fez sacolinhas com caixinhas de leite forradas com sobras de tecido ou papel, p/ por opresente. Vai aí uma idéia barata e reciclável. bjo amiga, boa semana pra vc. Se vc quiser mais detalhes me manda um e.mail.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Dricca!!
    Muito legal este post! Tenho visto emblagens lindas com tecino na blogsfera, e até já postei algo assim no Blog'Arte, mas não tinha idéia de que elas tinham uma história e tão bacana!!!
    Obrigada pelo sua presença e alegria no Blog'Arte!
    beijins e boa semana!

    ResponderExcluir
  13. Ficam lindos esses nós, mas não consigo entender... juro que para mim, esses desenhos são grego!

    ***
    Dricca,
    Vc tem razão. Nem sempre as nossas escolham agradam a todos os outros. Mas temos de viver A nossa vida e não a deles. Então, devemos nos agradar e pronto!

    ***
    Dricca,
    Ela ficou encantada com a festa, literalmente... nem a chuva diminuiu sua alegria. Obrigada por tudo.

    ResponderExcluir
  14. Dricca,
    acho lindos esses nós mas não cosnigo entendê-los só pelos desenhos... Para mim, isso é grego!

    ***
    Vc tem razão. Nem sempre as nossas escolham agradam a todos os outros. Mas temos de viver A nossa vida e não a deles. Então, devemos nos agradar e pronto!

    ***
    Dricca,
    Ela ficou encantada com a festa, literalmente... nem a chuva diminuiu sua alegria. Obrigada por tudo.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Dricca!! Vc é rápida no gatilho, hein!!rs
    Passei aqui correndo...vi esse post sobre os embrulhos com tecido e ia te escrever, dizendo que ia escrever um post sobre eles e linkar com teu blog...

    Adorei seu blog e vou passar sempre por aqui e comentar, prometo!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Vi hoje lá no blo da Lá e amei a idéia. Imagina se quem gosta de paninhos não vai aderir!
    valeu a dica!

    ResponderExcluir
  17. Oi Dricca! Comecei a visitar seu blog ontem e já estou amando, rsrs... e aproveitando o assunto reciclagem, procuro idéias sobre o que substituir as bolas de festa, porque sabemos que elas também poluem e muito não é mesmo? Vc me ajuda? Obrigada e beijos!

    ResponderExcluir

Que bom que você veio !
Seu comentário é muito importante !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...