Páginas

Quem tá sempre por aqui

Felizes para sempre ?





A Lidiane Vasconcelos, do Bicha Fêmea, sobre quem já falei um bocado aqui, é convidada da Nana, do Manga com Pimenta, nesse post aqui. Um trololó pra lá de bom, como gosta de dizer a Lidi ! Quando fui comentar o post, vi que o assunto era mais pra post que pra comentário, então resolvi desdobrar por aqui.

Como ensaiei dizer lá no Manga, acredito que essa coisa de casamento 'dar certo' não é obra do acaso, mas consequência de uma escolha diária que os dois fazem, de fazer dar certo. É um compromisso, gente. Quando a gente se casa, não pode esperar que seja tudo perfeito. Porque não é. Eu não sou, você não é, ele também não.

Não quero dar palestra, pelamordedeus, nem sou especialista no assunto, mas sou casada há mais de 11 anos, e posso dizer com certeza que um casamento não é feito só de momentos cuti-cuti. Muito pelo contrário ! As crises existem. Sim. E você sabe o que eu acho ? Acho que isso é ótimo ! Porque crise significa que as pessoas estão mudando. Crise gera crescimento. Na economia e nos relacionamentos também. E sabe o que sobra depois de uma crise superada ? Cumplicidade ! Sabe lá o que é isso ? Cumplicidade é tudo num casamento. Tá, tudo bem, não é tudo, mas é muito ! E o respeito pelo outro aumenta também.

Sabe, bonita, tem momentos no casamento em que a única opção que se apresenta é o rompimento. Eu já vivi isso. E sabe o que aconteceu ? A gente sentou, conversou, conversou, brigou, discutiu, se enfrentou, ficou com raiva um do outro, esfriou a cabeça, pensou bem, conversou de novo e de novo e ainda mais, até chegar à conclusão de que o que a gente queria era continuar juntos. Mas que daquele jeito não podia ser. Então cada um abriu mão do que podia, do que não ultrapassava limites intransponíveis, e ainda estamos aqui, juntos. Felizes agora. E mais unidos, sabe ? A relação saiu fortalecida, mais equilibrada, hoje a gente confia e respeita mais um ao outro. E, quando a próxima crise vier, e vai vir, certo como a chuva, a gente vai sair do outro lado juntos, de novo. Até o dia em que a gente vai tirar uma foto como essa aí de cima. É o que espero !

Uma vez assisti um casamento onde o padre deu o conselho mais sábio que já ouvi sobre o assunto. Ele disse assim: “Pra vocês serem felizes, devem brigar um de cada vez.”  Sim, porque, já que ninguém é perfeito (assunto que já deu pano pra manga aqui),  a gente, que quer ser feliz no casamento, e fora dele também, em qualquer tipo de relação, seja de amizade, afeto, familiar, etc, deve ser generosa com o outro, aceitar que ele/a erra, e vai errar sempre, do mesmo jeito que a gente.

Eu penso assim. E você, o que me diz ???



Tem dó e comennnnnnnnnnnnnta, vai !



Beijo pra quem é de beijo !



14 comentários:

  1. Dricca, amei o conselho do padre, a mais pura verdade! É preciso acima de tudo, respeitar o direito que o outro tem de ficar nervoso, estressado, esquecido, chato, mas nunca permitir que o respeito acabe...

    Estou casada há quase 8 anos (e com o mesmo marido..hihi) e muito felizes!

    ResponderExcluir
  2. Concordei com a Lidi e agora contigo, lindona!
    Acho que um casamento só dá certo quando as duas partes querem que dê certo. Porque até na hora da briga, do fervo, a consciência chama e vemos que as coisas podem ser resolvidas de forma menos irracional.
    E uma coisa eu digo, tu só te aproxima e casa de uma pessoa que tem alguma coisa a ver contigo, então encontrar motivos para não acabar é bem mais fácil, tu não acha?!
    Pelo menos, eu casei porque amo e inicialmente pq ele tinha tudo a ver a comigo. Claro que brigas acontecem, no começo eram quase um terremoto e agora são apenas pequenos tremores. ;)

    ResponderExcluir
  3. Arrasou, Dricca! Fiquei feliz de ver que o assunto está desenrolando blogsfera afora, e o trololó saiu do Bicha Fêmea, passou pelo Manga com Pimenta, e já veio parar aqui. É bom a gente discutir isso para que a ideia de perfeição no dia a dia caia por terra. Ela não existe, e quem sonha com isso, quer se separar na primeira dificuldade. Acho que passa um pouco por aí o alto índice de divórcios e o modelo de casamentos descartáveis que a gente vê hoje em dia. Gente! Casamento é coisa séria!!!

    Bom, agora quem se empolgou fui eu.
    Vou correndo atualizar o Bicha para linkar você e seu post.

    Obrigada por sua citação!!!

    ResponderExcluir
  4. oi Dricca

    Bem, eu que acbei de fazer os 20 aninhos d e casada, posso comentar também...kkk
    Acho que tem tudo a ver com o compromisso que a gente assume, e a cumplicidade também!!!
    assino embaixo!!!

    bjus amiga
    ana maria

    ResponderExcluir
  5. Oi Dricca, eu não sou casada mas namoro há 7 anos (há 7 anos muito bem namorados, por sinal). E assino embaixo de tudo o que você falou. Acho que para dar certo é preciso uma grande dose de amor e uma dose cavalar de bom-humor. Com muito respeito, sempre!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Menina concordo totalmente com o que disse, eu tenho 3 anos de casada e mesmo com pouco tempo também já passei por crise no casamento e saímos dela como vc disse muito mais cúmplice um do outro. O necessário é sempre chegar a um acordo e ambas partes cederem onde é possível. Ótimo post amiga!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. oi drica! a verdade d casamento - não exite milagres- existem atitudes saudaveis, discussões saudaveis, um ouvi o outro- ceder, dar sinal -coisas simples do dia-a-dia que ainda se importa com quela pessoa que voce escolheu ara casaar- eu estou casada há 2...deixa calcular - quase 24 anos(uau)- a verdade é que já tivemos dias lindos, dias horríveis, finanças ruins, já tivemos brigas feias, já falamos até em separação, mas sentamos converamos(eles detestam quando falamos - vamos conversar), choramos juntos já, passamos noites em claro, filhos, preocupação, amor (as vezes a gente pensa que não gosta mais daquele homem que se casou) as vezes a gente pensa que ele não gosta mais de mim! tem dias qe penso porque casei, porque não tenho outra vida, mas de repente vejo tudo em volta, marido que apesar dos defeitos, sabe ouvir, volta atrás, pede desculpas, tenta de novo, vem aquela carinha de menino, filhos amados e bem criados, sonhos, metas, frustrações, é esta a vida e que nem tu falou com amigos tb deve ser assim -pq ninguem sabe o que outro quer- prá mim pode estar certo mas para o amigo não-
    fiz um post aqui tb
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Ah! Esqueci de falar: tem beijo especial para você lá no bloguito!

    ResponderExcluir
  9. É Dri... sabe de uma coisa?! Estou aos prantos rs... estou emocionada e sempre me emociono com suas palavras, sempre tão certeiras...
    Concordo com vc... o que seria do mundo se fossemos todos iguais, o mundo é bonito por causa das diferenças e isso se enquandra no casamento...
    Possuimos tantas diferenças que às vezes nos incomodamos um ao outro, mas quando isso acontece devemos conversar e começar de novo, porque a vida é recomeçar a cada dia e ser feliz na medida do possível, tentando entender a diversidade e o jeito do outro.
    Isso não se encaixa quando o assunto é traição, porque acredito que a fidelidade é indispensável dentro de uma união... mas se enquandra em todas as outras coisas que fazemos no dia a dia.
    Não basta simplismente acabar... a escolha do casamento é muito séria e hoje em dia está tudo tão banal, não podemos deixar que mais isso se torne, precisamos aprender a ter diálogo sempre.
    Adoro esses assuntos que coloca em pauta, sempre têm alguém que está precisando entender melhor como agir em algumas situações.
    Bjokas muitas!!!

    ResponderExcluir
  10. Dricca,
    Você está certíssima. Casamento duradouro não cai do céu, não. É construído no dia-a-dia, com muito empenho, com muita vontade de acertar.
    Diferenças existem, e sempre vão existir. Para isso, uma palavra: tolerância.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Casar almas não é fácil, casar idéias e comportamentos, não direi que é mais difícil, mas faz necessário ter paciência e principalmente, respeito - coisas que estão além da sublimação do amor. Respeito até mesmo na hora da cabeça quente, já que as brigas podem gerar mágoas e é a mágoa que destrói um casamento ou qualquer relacionamento. Casamentos que somam mágoas, não sobrevive. Mas é isso! Lembra aquele ditado: "Quando um não quer, dois não brigam"? - casamento só dura se os dois quiserem, não adianta forçar a barra! Beijus,

    ResponderExcluir
  12. amiga nenhum relacionamento é perfeito, a diferença é que alguns não são tão pacientes para aprender a lidar com as adversidades.
    pois são duas pessoas diferente, vivendo juntos, temos que abrir mão de muitas coisas, e sabe qual o maior ensinamento que tive ano passado?
    jamais discuta no momento de raiva, pois as palavras não tem volta.
    é verdade.
    precisamos as vezes nos impor e em outras ceder, não é fácil, passamos por perídos de tormentas, mas com o diálogo tudo se resolve.
    eu acredito na família.
    na fé que me move e me faz acreditar.
    adorei seu texto
    obrigada pelo carinho
    você é sempre um doce de pessoa
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, estou visitando pela primeira vez seu blog, e estou adorando, parabéns! Já comentei lá no Manga com Pimenta sobre esse assunto e como disse em um outro post lá, esse assunto rende...Adorei o conselho do padre! E viva o casamento! bjs

    ResponderExcluir
  14. Ótimo texto! Concordo com todas suas opiniões :)

    beijo e bom final de semana para vc também

    ResponderExcluir

Que bom que você veio !
Seu comentário é muito importante !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...