Páginas

Quem tá sempre por aqui

Sorteio e cerâmica


Antes de iniciar o post de hoje, propriamente dito, quero agradecer a você o sucesso do sorteio que tá rolando aqui. Mas devo dizer que to um pouco preocupada, porque nem todas as fofas que estão participando respeitaram as regras, e acho que vai ser muito baixo astral ter que desclassificar alguém, né não ?? Então, se você está participando, por favor, volta lá no teu comentário e confere se tá tudo direitinho, sim ? Obrigada !

Agora, o post !



Durante o carnaval conheci um pedacinho da Amazônia bem aqui em Terê. É o Armazém com Arte, uma lojinha super simpática, onde a gente encontra cerâmica marajoara autêntica, produzida por artesãos paraenses, que chega até aqui através de um projeto idealizado e realizado pela Eliane Matos, proprietária do Armazém.




Tio Wiki ensina que “A cerâmica marajoara é um tipo de cerâmica, fruto do trabalho das tribos indígenas da ilha de Marajó (PA), na foz do rio Amazonas, durante o período pré-colonial de 400 a 1400 d.C., no Brasil. O período de produção desta cerâmica tão sofisticada esteticamente é chamado de "fase marajoara", uma vez que existem sucessivas fases de ocupações na região, cada um delas com uma cerâmica característica.” Para saber mais, clique aqui e aqui.



Eliane era professora de educação física do Estado do Rio de Janeiro, mas não estava satisfeita com a vida profissional. Adorava dar aulas, mas encontrava obstáculos administrativos para desenvolver o trabalho como entendia que deveria ser. Na verdade, ela estava doente. Completamente estressada. O corpo refletiu a insatisfação com uma lesão no ombro, que, apesar de muito tratamento, não cedia. Durante uma viagem ao Pará, se encantou com o trabalho desses artesãos. Decidiu então mudar a vida. Deixou pra trás a estabilidade do emprego público e apostou nesse projeto, que hoje vai de vento em popa! 



Ela entendeu que precisa de menos pra ser feliz, e se realiza no projeto, que tem um cunho social, já que as famílias dos artesãos, que agora têm por onde escoar sua produção, ganharam e muito em qualidade de vida. É um jogo onde todos ganham em tranquilidade e dignidade. E nós ganhamos também ! Afinal, ela traz esse trabalho até nós com exclusividade, e agora a gente pode ter em casa peças maravilhosas como essas que mostro aqui !



Histórias como essa fazem a gente refletir sobre a própria vida, sobre as escolhas que a gente vai fazendo, sobre o que é prioridade, sobre o que é importante. Será que a gente precisa de tantas coisas? Será que vale mesmo arriscar perder a paz de espírito pra ter aquele carro do ano, ou a roupa de grife, ou o objeto de design, ou isso, ou aquilo ?? 



Pesquisando sobre o assunto, encontrei o pensamento do economista e filósofo francês Serge Latouche, que defende o que ele chama de “Decrescimento sustentável”. Destaco o seguinte trecho : “O consumo traz cada vez menos a felicidade. Vários indícios provam isso. Muitos estudos apontam para o aumento de suicídios e a utilização de antidepressivos. O estresse tornou-se um problema grave em nossa sociedade. Mas ao mesmo tempo somos viciados nesse estilo de vida. Necessitamos de uma terapia.”. Para ler mais, clique aqui.



Inevitável fazer um link com o pensamento de Annie Leonard, guru ambientalista e  criadora de “The Story of Stuff”, onde ela explica como funciona o sistema linear do capitalismo, e como isso prejudica o planeta. Aqui tem uma versão legendada. Eliane talvez nem saiba disso, mas fez uma escolha ecológica e sustentável...



Este post e o de ontem, que tratam do mesmo assunto, estavam em andamento nos bastidores há algum tempo, e ficaram prontos e liberados para postagem em sequência (já sem trema). Já que nada é por acaso, sugiro que você leia também o depoimento da Claudia Medeiros, aqui. Acho também que devo prestar um pouco mais de atenção ao meu próprio sentimento em relação à minha vida profissional, não concorda ?




Nota : não é jabá !



Tem dó e comennnnnnnnnnnnnta, vai !



Beijo pra quem é de beijo !








14 comentários:

  1. Oii, Dri !!!

    Oh eu acho que to fazendo certinho o negócio do sorteio.Ahhh quero ganhar!!! hehehe

    As ceramicas são liiindas eu sempre me admirei com o talento nato dos marajoaras.Eu aprendi (pq a vida ensina:)que chega um momento que vc tem que tomar uma decisão, quer vc queira ou não. Adorei o post !!!

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  2. Dricca,
    Esse seu post está 1000. Além de mostrar essa cerâmica maravilhosa, ainda mostra a necessidade de repensarmos a vida em relação ao consumo e aos objetivos.
    Gostei.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dricca. Que lindas peças! Você tem razão, não precisamos de "muito" para sermos felizes, o mais importante é fazer aquilo que se gosta realmente. Eu lecionei por 20 anos. Adoro crianças, mas eu não estava feliz naquela função. Deixei meu emprego, mudei de cidade e estou descobrindo aptidões que eu nem sequer imaginava...Tomei coragem e me sinto feliz!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, amiga! a gente tem que ser feliz e não importa fazendo o quê!

    Te adoro!

    Muitos beijos!

    ResponderExcluir
  5. Dricca, amo as histórias que você nos ensina aqui!!! Como eu queria que vc. morasse perto, a gente ia trocar tantas idéias...
    Parabéns , seu blog tá cada dia mais tudo de bom!!!!!!!!!!!
    Beijãooooooooooooooooooo
    Vero

    ResponderExcluir
  6. Que maravilhoso esse post Dricca!!! Eu estou precisando dessa inspiração para mudar a minha vida. :) Já estou no meio de um processo de mudança e é isso aí... o que importa é sermos felizes!! E a felicidade está nas pequenas e simples coisas... amei o The Stuff Project, já estou passando adiante! Beijos!
    Luci
    http://www.alucinada.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Dricca,
    amei o post e a coragem da Eliane em mudar de vida, buscar a felicidade, que na verdade muitos buscam em coisas materiais, mas estão nas coisas mais simples.
    Lindos o artesanato de marajoara!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Ok! voltei lá no post e vi que fiz tudo certinho....

    Bjs♥

    caprichos by Neli

    ResponderExcluir
  9. oi dri! já fui lá conferir se atonta tinh feito tudo certinho!
    eu logo vi que tinha algo do Pará aí tenho várias coisinhas do Pará - como moro numa vila militar imagina a misturada de regiões que tem aqui então tenho várias amigas de belém que me trazem presentinhos de lá! e esta mulher é corajosa - determinada - oh quando crescer vou ser que nem ela-
    bjs

    ResponderExcluir
  10. oi...
    Quero te convidar p/ participar da brincadeira super legal e divertida recheada de um prêmio bacaninha, q. está acontecendo no meu blog.
    Vai lá e deixe sua marquinha.Tá?
    Meu twitter é www.twitter.com/maitepetitart
    ♥bjo bjo♥

    ResponderExcluir
  11. Lindas peças! Adorei suas fotos também.

    ResponderExcluir
  12. Que lindos esses vasos pintados, cada um mais lindo do que o outro!!! Sensacionais!!! Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Poxa, achei lindo as cerâmicas gostaria de saber o endereço da loja pq moro no Rio de janeiro e quero apoiar a causa ajudando os indigênas e claro minha casa.rssrsr. Me dá o endereço, por favor!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Olá. Belíssimo post. A arte marajoara é maravilhosa. Onde fica o atelier? Estou fazendo um trabalho sobre a cerâmica Marajoara.
    Vera

    ResponderExcluir

Que bom que você veio !
Seu comentário é muito importante !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...