Páginas

Quem tá sempre por aqui

Sorteio e cerâmica

14 deram palpite ! Comenta, vai...

Antes de iniciar o post de hoje, propriamente dito, quero agradecer a você o sucesso do sorteio que tá rolando aqui. Mas devo dizer que to um pouco preocupada, porque nem todas as fofas que estão participando respeitaram as regras, e acho que vai ser muito baixo astral ter que desclassificar alguém, né não ?? Então, se você está participando, por favor, volta lá no teu comentário e confere se tá tudo direitinho, sim ? Obrigada !

Agora, o post !



Durante o carnaval conheci um pedacinho da Amazônia bem aqui em Terê. É o Armazém com Arte, uma lojinha super simpática, onde a gente encontra cerâmica marajoara autêntica, produzida por artesãos paraenses, que chega até aqui através de um projeto idealizado e realizado pela Eliane Matos, proprietária do Armazém.




Tio Wiki ensina que “A cerâmica marajoara é um tipo de cerâmica, fruto do trabalho das tribos indígenas da ilha de Marajó (PA), na foz do rio Amazonas, durante o período pré-colonial de 400 a 1400 d.C., no Brasil. O período de produção desta cerâmica tão sofisticada esteticamente é chamado de "fase marajoara", uma vez que existem sucessivas fases de ocupações na região, cada um delas com uma cerâmica característica.” Para saber mais, clique aqui e aqui.



Eliane era professora de educação física do Estado do Rio de Janeiro, mas não estava satisfeita com a vida profissional. Adorava dar aulas, mas encontrava obstáculos administrativos para desenvolver o trabalho como entendia que deveria ser. Na verdade, ela estava doente. Completamente estressada. O corpo refletiu a insatisfação com uma lesão no ombro, que, apesar de muito tratamento, não cedia. Durante uma viagem ao Pará, se encantou com o trabalho desses artesãos. Decidiu então mudar a vida. Deixou pra trás a estabilidade do emprego público e apostou nesse projeto, que hoje vai de vento em popa! 



Ela entendeu que precisa de menos pra ser feliz, e se realiza no projeto, que tem um cunho social, já que as famílias dos artesãos, que agora têm por onde escoar sua produção, ganharam e muito em qualidade de vida. É um jogo onde todos ganham em tranquilidade e dignidade. E nós ganhamos também ! Afinal, ela traz esse trabalho até nós com exclusividade, e agora a gente pode ter em casa peças maravilhosas como essas que mostro aqui !



Histórias como essa fazem a gente refletir sobre a própria vida, sobre as escolhas que a gente vai fazendo, sobre o que é prioridade, sobre o que é importante. Será que a gente precisa de tantas coisas? Será que vale mesmo arriscar perder a paz de espírito pra ter aquele carro do ano, ou a roupa de grife, ou o objeto de design, ou isso, ou aquilo ?? 



Pesquisando sobre o assunto, encontrei o pensamento do economista e filósofo francês Serge Latouche, que defende o que ele chama de “Decrescimento sustentável”. Destaco o seguinte trecho : “O consumo traz cada vez menos a felicidade. Vários indícios provam isso. Muitos estudos apontam para o aumento de suicídios e a utilização de antidepressivos. O estresse tornou-se um problema grave em nossa sociedade. Mas ao mesmo tempo somos viciados nesse estilo de vida. Necessitamos de uma terapia.”. Para ler mais, clique aqui.



Inevitável fazer um link com o pensamento de Annie Leonard, guru ambientalista e  criadora de “The Story of Stuff”, onde ela explica como funciona o sistema linear do capitalismo, e como isso prejudica o planeta. Aqui tem uma versão legendada. Eliane talvez nem saiba disso, mas fez uma escolha ecológica e sustentável...



Este post e o de ontem, que tratam do mesmo assunto, estavam em andamento nos bastidores há algum tempo, e ficaram prontos e liberados para postagem em sequência (já sem trema). Já que nada é por acaso, sugiro que você leia também o depoimento da Claudia Medeiros, aqui. Acho também que devo prestar um pouco mais de atenção ao meu próprio sentimento em relação à minha vida profissional, não concorda ?




Nota : não é jabá !



Tem dó e comennnnnnnnnnnnnta, vai !



Beijo pra quem é de beijo !








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...